14 de março de 2022
Diferente do que muitos acreditam, gerenciar um imóvel ou, uma carteira de imóveis não é uma tarefa muito fácil, existem questões como: reformas, manutenções, conservação, mediação de conflitos, além de outras funções especializadas, como, gestão de contratos, monitoramento de seguros e de inadimplentes, elaboração de prestação de contas ao(à) locador(a), dentre muitas outras. Essas são algumas das atividades complexas e repletas de responsabilidades para uma administradora de imóveis.
Para gerenciar estas tarefas, as administradoras de imóveis, contam com diversos especialistas que trazem mais segurança e praticidade para os proprietários. Estes profissionais são os responsáveis por administrar as questões burocráticas, que muitas vezes trazem a famosa “dor de cabeça” para os locadores. O papel da administradora é gerar praticidade, e proporcionar maior conforto para que os proprietários possam cuidar de outros assuntos e negócios, sem que haja a preocupação em gerir o dia a dia da locação.
Como já mencionado, parte do trabalho da gestão de um imóvel, é lidar com conflitos para que não se transformem em batalhas judiciais. Nestas situações, é imprescindível que administradora tenha em seu time, um profissional com o conhecimento jurídico necessário para intermediar uma série de divergências que possam vir a surgir, evitando que situações mal administradas, acabem sendo levadas para a esfera judicial. Valendo-se da sua assessoria jurídica, a administradora auxilia em todas essas questões, procurando resolvê-las do melhor modo possível evitando discussões desnecessárias.
Para uma locação segura é importante a atuação de uma gestora de imóveis confiança, pois tanto locador quanto locatário, podem estar expostos a uma série de fatores que podem levar ou não ao sucesso da negociação. Desde o momento da divulgação e apresentação do imóvel, a administradora é quem será responsável por planejar todo o roteiro e se deslocar até o local para que ocorra a visita. Também será responsável pela negociação e fechamento da proposta junto aos interessados.
Já que falamos em confiança um pouco acima, é importante destacar a relação do cliente, com a quem será responsável por gerir o imóvel, com as constantes mudanças que ocorrem no mercado imobiliário, cada vez mais as empresas têm adotado uma postura diferente do que o praticado, preocupando-se em ouvir os seus clientes. Esse movimento de escuta atenta, torna-se cada vez mais importante nas relações, pois é ouvindo que se entende as reais necessidades, interesses e expectativas dessa relação entre locador/locatário e administradora, além da escuta, é primordial proporcionar e, vivenciar experiências em conjunto, para que os laços sejam cada vez mais fortes e a confiança seja o ponto principal, levando ao constante desenvolvimento do capital relacional, fazendo com que haja sempre uma tranquilidade por parte do cliente, em saber que por trás do imóvel, existe uma gestora responsável e capaz de solucionar qualquer conflito que possa vir a existir no decorrer da locação.
Outro ponto fundamental para uma prestação de serviço adequada é a tecnologia. Uma empresa de administração de imóveis deve contar com sistemas informatizados para gestão da informação e estar aberta às inovações. Os sistemas tornaram a gestão da locação mais confiável e transparente.
Por fim, um outro ponto muito importante sobre o papel da administradora e, da segurança oferecida, é relacionado aos contratos e laudos de vistorias. Algumas pessoas optam por utilizar modelos disponíveis na internet, em sites muitas vezes não confiáveis, porém, sem o apoio de profissionais que entendem das relações e cláusulas contratuais, o documento pode oferecer riscos muito altos que podem vir a prejudicar as partes envolvidas.
Portanto, antes de fechar algum contrato de locação, consulte empresas de confiança, sua reputação, infraestrutura e, experiências, certifique-se de que a empresa será capaz de suprir suas necessidades, orientando e cuidando sempre para que as negociações sejam realizadas da forma mais segura e profissional possível.
Felipe Santoni
Nathália Celes
André Piñero Valle
Rua Monte Alegre, 428 - cj. 25 - Perdizes - São Paulo-SP - 05014-000 - CRECI nº J28635
patrimonial@m2g2patrimonial.com.br - Tel: (11) 2614-0268 / 2614-0239
Acesse nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.