13 de maio de 2022

Vistoria Preventiva

Imagem post

Você sabe a importância de uma vistoria preventiva em seu imóvel?

A vistoria preventiva é algo imprescindível (porém não obrigatório) para a venda, locação ou a conservação de um imóvel. Como acontece: um técnico credenciado (de preferência um engenheiro) realiza a vistoria e analisa minuciosamente o interior, exterior e arredores do imóvel, observando estado de conservação e condições de habitabilidade. A partir desta visita, é elaborado um laudo detalhado contento toda a descrição do que foi visto pelo perito, além de fotos e vídeos do estado do imóvel.

O que deve ser verificado na vistoria?

No momento da vistoria o perito analisará cuidadosamente o imóvel, especialmente alguns pontos como: sistema elétrico, onde será analisado o funcionamento de todas as tomadas e interruptores, bem como o funcionamento do quadro geral de energia (para que esta etapa seja concluída com maior exatidão, é importante que o imóvel possua energia elétrica ativa); sistema hidráulico, verificação do funcionamento das torneiras, chuveiros, descargas e se possível, caixa d'agua do imóvel, este ponto em específico é um dos mais cruciais de toda a vistoria, pois um olhar mais cauteloso neste item pode evitar futuros transtornos no imóvel, outro ponto muito importante de ser analisado no imóvel, são as paredes e pisos, a verificação de possíveis infiltrações, umidades ou rachaduras são pontos que servem de alerta. Por fim, o vistoriador analisará as portas e janelas, observando seu estado de conservação, funcionamento e quantidade. Após esse levantamento o proprietário consegue realizar reparos/melhorias de forma mais assertiva, mantendo assim a conservação do imóvel.

Há a possibilidade de vistoriar a mobília (em locações ou vendas em que seja pactuado a entrega do imóvel e seus utensílios), nesses casos, o vistoriador testará sempre que possível a funcionalidade dos eletrodomésticos e, o estado de conservação dos demais itens, descrevendo-os no laudo final.

Do ponto de vista jurídico da vistoria, o laudo assinado, impossibilita que qualquer das partes aleguem problemas inexistentes no imóvel trazendo segurança para os envolvidos no contrato.

Imóveis vagos ou ocupados exigem atenção e cuidado, a vistoria preventiva contribui com a preservação do bem e evita que ele se deteriore ao decorrer do tempo, além de facilitar a negociação numa venda ou locação.

Felipe Santoni

Nathália Celes